COMENIUS

 

OUTUBRO 2012

 

ATIVIDADES

 

-Concurso de logotipos (é escolhido o melhor desenho entre os alunos de cada país).

-Cada parceiro escolhe o melhor desenho para ilustrar o tópico da mobilidade ao seu país para nossas T-shirts do projeto.

-Os alunos dos países parceiros preparam as apresentações em powerpoint sobre o tópico “Monarquia dinamarquesa: a mais antiga na Europa”.

-Os alunos aprendem algumas palavras em dinamarquês e todos ficam prontos para mergulhar na cultura dinamarquesa.

 

ENCONTRO NA DINAMARCA

 

-Todos os parceiros apresentaram a sua escola e o seu sistema educacional.

-O logotipo do projeto é escolhido.

-É discutido o design das T-shirts do projeto.

-É estabelecido o primeiro contacto pessoal.

 

 

Viagem à Dinamarca

  Durante os últimos dias 25 a 28 de Outubro, tive a grande oportunidade de fazer parte do projeto europeu Comenius e embarcar numa longa viagem ao país dos Trolls e dos Vikings, a Dinamarca.

  Depois de uma grande inquietação, quinta-feira dia 25 pelas sete da manhã, eu e a professora de Inglês Teresa Barbosa já nos encontravamos prontos para o nosso voo, e, três horas e meia depois, tinhamos chegado a Copenhaga, a capital do país. Recebidos pela minha “família dinamarquesa” composto por cinco elementos: três filhos (Magnus, Mikkel e Malte de 14 anos), a mãe (Gitte) e o Pai (Michael) , esta levou-me a conhecer o seu bairro, os seus hábitos e a sua casa.

  No dia seguinte, com uma alvorada às seis da manhã, tinha começado a minha missão de turista português num país desconhecido e então, com a companhia do meu suposto “irmão” Magnus, fomos conhecer a escola. Nesta, conheci vários alunos, quer estrangeiros, quer residentes da mesma e os próprios professores que, sem falhar em nenhum pormenor, mostraram-nos cada canto da escola. Seguidamente, chegou a hora do almoço, onde todos os alunos deste projeto se juntaram e prepararam um delicioso almoço para todos nós, que chegou para restaurar as forças.

  Com uma visita à escola concluída, alguns alunos levaram os seus estudantes estrangeiros a uma feira popular típica da zona chamada “Tivoli”. A feira repleta de carroseis, montanhas-russas e diversas diversões deram vontade de serem experimentadas por tudos nós, mais que uma vez, pelo menos na minha opinião. Com tudo, depois de um dia bastante ocupado e divertido, soube bem voltar a casa, jantar, tomar banho e descançar com uma boa noite de sono.

  No Sábado, dia 27, chegou a altura de fazer uma visita aprofundada a toda a Copenhaga e, com almoços pré-preparados, todos os alunos e professores se prepararam para um longo dia de visitar um país que, para mim, sobressai a todas as expectativas. Durante a visita pela cidade, vimos gigantes edifícios, monumentos com um grande passado histórico, igrejas, basílicas, palácios, entre muitos outros.

  Seguidamente, com os olhos abertos a uma perspectiva de mundo completamente diferente, chegamos a casa onde, com um banho bastante rápido, fomos para a escola para um último jantar de despedida.

  Nesse jantar, preparado pelos alunos do sétimos ano, formaram-se diversas amizades, assistiu-se a um comcerto e apreciou-se a companhia de várias pessoas que, apesar de não falarem o mesmo idioma que nós, não seram esquecidas tão facilmente. De espíritos alegres, chegou a hora de ir para casa e passar a última noite em território dinamarquês.

  Bem acordado e de mala feita, fui para a escola onde todos os alunos se juntaram, pela última vez num pequeno lanche para agradecer a participação de todos neste projeto, e, de despedidas feitas, chegou a altura de partirmos. Com um voo às 18h, eu a professora Teresa queimamos tempo a visitar alguns museus de arte, como também a dar uma última olhadela a Copenhaga e sentir aquele ar frio típico de um país nórdico.

  Já cansados, embarcamos, finalmente, de rumo a Lisboa.

  O nosso avião aterrou, em território português, por volta das 9 horas da noite e só nos restava chegar a casa e preparamo-nos para mais uma nova semana de aulas, mas desta vez, com um cofre cheio de memórias para contar.

                                                                       Pedro Alexandre

PS: Vemo-nos em França.

Visita a Paris

  No dia 17 de Dezembro de 2012, um grupo de estudantes e professores da nossa escola partiu a caminho de Paris.

  Esta visita a França foi realizada no âmbito do programa Comenius, que consiste numa parceria entre várias escolas de diferentes países europeus, entre os quais estão França, Áustria, Suécia, Bulgária, Portugal, Dinamarca, Hungria, Letónia e Polónia. Saímos às 14h50 de Lisboa e chegamos a Paris às 18h20.

  Na mesma noite, tivemos uma pequena festa de boas vindas, onde nos serviram um pequeno lanche e foram-nos apresentadas as nossas familías de acolhimento, que logo nos levaram para suas casas.

  No dia seguinte, encontramo-nos todos na escola de Saint Marie de Clamart, onde assistimos a várias actividades entre as quais canto, dança e ginástica acrobática. Após a nossa apresentação, que consistiu num filme realizado a partir da peça “ Um Natal diferente”, elaborada pelo grupo de teatro da escola foi-nos servido um breve almoço, onde pudemos experimentar diversos pratos típicos da gastronomia francesa, incluindo alguns aperitivos.

  Durante a tarde visitamos o Palácio de Versailles, admiramos as suas imensas galerias e os seus faustosos quartos, e os seus magníficos jardins, típicos da época do absolutismo francês, onde Maria Antonieta se passeou com Luís XVI.

  Na manhã seguinte, tivemos uma breve lição de latim na escola de St Marie de Clamart. Daí partimos para Sacré Coeur, basílica de características góticas, com belíssimos vitrais. Outro local que podemos conhecer foi Montmartre, onde pudemos observar alguns artistas.

  Almoçamos num restaurante tradicional françês chamado “Chez Jenny”, onde nos foi servida uma especialidade francesa – le choucroute, que é repolho cortado em finas fatias e condimentado, acompanhado também de várias carnes. Após a refeição fomos à Torre Eiffel onde admiramos toda a cidade de Paris.

  Ao fim da tarde passeamos de barco no rio Sena, que banha a capital francesa.

  No quarto dia fomos às galerias Lafayette e Printemps, das mais glamorosas de Paris, que estavam magnificamente decoradas por causa do Natal.

  Almoçamos no “Heureux comme Alexandre”, onde nos foi servido uma das mais famosas especialidades francesas, o Fondue. Uns comeram fondue de carne, e outros de queijo. Depois do almoço, fomos ao Quartier Latin (bairro latino) e a Notre-Dame. Em seguida, percorremos toda a avenida dos Campos Elísios até ao Arco do Triunfo, monumento simbólico das vitórias de Napoleão.

  Chegado o dia da nossa partida, despedimo-nos das famílias de acolhimento que foram extremamente simpáticas, e dos outros estudantes estrangeiros que participaram connosco nesta aventura.

                                                                                  Ana Alves

Classes invited:

10 B— prof. Teresa Bergonse

11 A—prof. José Carlos Martins

12B—prof. Margarida Coimbra

7C – prof. Manuela Moreira

 

Comenius assistants experiences in Portugal

event organized on 11th of March

As part of the Comenius Assistantship program, Camarate Secundary School had the opportunity to host 3 Comenius assistants representing 3 different countries: Italy, Germany and Romania, in the reunion held on 11th of March.

The meeting lasted 2 hours and during this period the students learned some details from the 3 countries in a relaxed, funny and interactive way. The preparation for the event involved some work on finding the right classes to attend, as well as some organizational preparation.

The presentation about Germany started with the already well known details and from that point evolved in the unknown areas such as different country sides, customs, sports and attractions divided per seasons. A rap song filled in the presentation and attracted the student’s attention. The singer was the winner in the international rap competition.  

The presentation about Italy was at least surprising. The assistant adopted an informal way to share knowledge about his country. He choose the body language as main point and explained how and in which situations is used by the Italians as well as what is actually representing.

The presentation about Romania was focused on getting to know a bit about the country. Starting from the location on the map, proceeding with different customs and ending with details about the country sides. Martisoare, small Romanian spring symbols were given to the students attending the event.

After the country presentations the assistants discussed a bit about their experiences in Portugal as part of the Comenius assistantship program, how this changed, impacted their life, in which areas they work differently one from another and how this program could be also a future experience for the students if wanted. It was a good exercise for the students to use the English language and induce the idea of wanting to know more for an easier way to express themselves with foreigners in the future.

                                                               Luciana Selaru

 

Viagem à Bulgária

            Olá eu chamo-me Jovana Pina e tenho 16 anos! Viajar para o exterior é uma das melhores oportunidades que existe, além de passear e conhecer lugares novos, podemos aperfeiçoar um outro idioma, no meu caso foi o inglês, mas também é uma maneira de descontrair e descansar. A viagem à Bulgária foi uma das experiências mais fascinantes da minha vida, foi essencialmente um processo de aprendizagem, pois a partir do momento em que vamos para outro país deparamos com outros modos de vida, outras perspectivas e outras culturas e isso permitiu-me crescer um pouco, pois o facto de estar longe da minha zona de conforto, onde andei por locais em que se falam línguas diferentes, lidei com diferentes tipos de pessoas, apanhar voos e lidar com a burocracia dos passaportes fez com que aprendesse a tomar decisões rápidas e a que pensasse de forma independente e despertou também o sentido sobre o que quero fazer no futuro.

Jovana Pina

            A viagem à Bulgária foi incrível e foi muito melhor do que eu estava à espera. A família que me acolheu era muito simpática, a Kremena e a Dimitrina que eram as pessoas que falavam inglês, receberam-me muito bem.

            Confesso que estava receosa da maneira como os alunos da escola nos iriam receber mas foi muito bom porque eram todos muito simpáticos.

            De repente eu e a Jovana transformámos-nos em superstars visto que todos queriam tirar fotos connosco. Creio que era a 1ª vez que viam e falavam com pessoas mais escuras como era o meu caso e o da Jovana e mais uma professora de França mas, acho que lidaram muito bem com isso.

            Dos sítios que visitámos o que gostei mais foi Panpolovo devido à neve e Shiroka Laka.

            Foi muito bom e se tivesse a oportunidade de repetir com certeza eu faria tudo de novo. Não só tive a chance de conhecer uma cidade/país completamente diferente e com costumes diferentes, como também pude melhorar o meu inglês e conhecer novas pessoas, principalmente a Alexandra e a Vilma da Suécia em que ainda continuamos a falar, sendo que uma delas vem a Portugal.

Adélcia Pereira

«

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OCTOBER 2012

 

ACTIVITIES

 

-Logo Contest (the best pupils' drawing from each partner country is chosen).

-Each partner school has picked the best pupils' picture illustrating the topic of the mobility to their country for our Comenius T-shirts.

-Pupils from each partner country have prepared reports/PPPresentations on the topic “Danish monarchy the oldest monarchy in Europe”.

-They have learnt a few words and expressions in Danish. Everyone is ready to plunge into Danish culture.

 

PROJECT MEETING IN DENMARK

 

-All partners have introduced their school and educational system.

-The logo of the project chosen.

-The design of the Comenius T-shirts has been discussed.

-The first personal contacts of mutual acquaintance established.