emrevista

 

 

 

 

 

 

Um dia com Augusto Carlos

 

 

No dia 25 de novembro de 2011, o escritor Augusto Carlos visitou a nossa escola para falar sobre a sua estória de vida e sobre a sua paixão pela escrita.

Augusto Carlos nasceu em 1955 em Gaza, Moçambique. Desde pequeno sempre foi muito traquinas e sempre gostou de aprender, tendo curiosidade de saber mais. Descobriu que sabia ler na 3ª classe e desde então criou uma grande paixão pela leitura e escrita. Viveu em Gaza e mais tarde foi para Maputo. Viveu toda a sua infância e adolescência em Moçambique tendo vindo para Portugal em 1980.

Filho de pai pedreiro, quis seguir a área de engenharia civil porque gostava de desenhar e não gostava da profissão que o pai exercia…  nem de ter de carregar tijolos .

Diz que filosofia sempre foi uma coisa que teve dentro de si, pois gosta muito de perguntar e saber sempre mais. Gosta da natureza, de perceber diferentes culturas, conhecer novas pessoas, de viajar, tendo já visitado países como a República Dominicana, o Quénia e a Itália. Diz ser muito positivo. 

Começou a escrever aos 45 anos e a publicar 5 anos depois. Escreve,  pois gosta de mostrar aos outros o que a vida lhe ensinou e escrevendo comunica com todos. Diz ter um vício “terrível” de escrever e quando não está a escrever está a pensar no que vai escrever.

Já publicou 13 livros e neste momento está a escrever um livro para jovens com o título provisório “O Planeta Colorido”. Escreve para pessoas de todas as idades. O escritor diz que o livro que mais o toca é o “Estórias d’África” pois fala sobre os mistérios de África.

Tem livros seus no Plano Nacional de Leitura, sendo lido, em muitas escolas, nas aulas de Língua Portuguesa.

Neste momento está a tirar um curso de Antropologia.

Adorei a vinda do escritor Augusto Carlos à nossa escola, pois permitiu-nos conhecer mais sobre a sua vida e obra, dando-nos uma perspetiva diferente do que é ser escritor.

 

Bibliografia:

As Micaias de Manuna

Vovô de Tsongonhana

Os Madalas de Marracuene

João do Mundo

O Flamingo de Asa Quebrada

As Caricaturas da Discórdia

O Caroço da Manga

Mar Imenso

O Cântico dos Melros

Contos da Natureza

Estórias d’África

O Meu Amor Saído Da Tela

Contos da Savana

 

 

Maria Azevedo (9º A)