FADO

Área de Integração - Ivânia Santos, Maura Quaresma
10º CD
Fado:
   O fado é um estilo musical português que geralmente é cantado por uma só pessoa, fadista sendo acompanhado pela guitarra clássica. O fado foi elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade.
    A palavra fado vem do latim ”fatum” ou seja destino, deverá ter surgido em meados do séc. XIX em Portugal. No entanto existem quatro teorias sobre a sua origem: árabe, brasileira, voz dos marinheiros, voz do povo.
   O fado existe como forma de exprimir as preocupações e o estado de espírito da população.
É cantado tipicamente na parte mais antiga da cidade, tem como característica fundamental o cantar com tristeza e com sentimento, mágoas passadas e presentes, mas também pode contar uma história divertida. Este modo de cantar espelha o espírito do povo português.
   Em Coimbra, o fado teve, desde sempre um estilo mais elevado e romântico. O fado tradicional de Coimbra está muito ligado às tradições académicas da Universidade de Coimbra, sendo exclusivamente cantado por homens.
Os principais tipos de fado:
   Fado Castiço – Fado tradicional dos bairros típicos de Lisboa.
   Fado Corrido – Caracterizado por ser um fado alegre, desgarrado e dançável.
   Fado á Capela – Fado sem acompanhamento
Rapsódia de Fados – Mistura de vários fados.
 
Guitarra Portuguesa
   Existem várias teorias em relação ao aparecimento do instrumento, Uma das teorias diz que descende da cítara europeia do Renascimento. E a outra diz que descende da guitarra Inglesa.
F 1
F 3

A guitarra portuguesa

F2

<<