Viagem à Polónia

   Chegámos a Berlim durante o fim de semana (17 e 18 de Maio). Em Berlim visitámos os museus de história: o Altes e o Neues Museum, o Pergamon Museum e o museu da DDR sobre a vida na República Democrática Alemã. Também vimos as partes mais emblemáticas de Berlim como, por exemplo, as Portas de Brandenburg, o Parlamento, partes do muro de Berlim, a praça Sony e o Checkpoint Charlie.
   Na segunda-feira (19) chegámos a Piła, na Polónia, onde fomos recebidos pelas famílias que nos acolheram.
   Na terça-feira, exibimos um vídeo sobre o artesanato nacional na escola que está envolvida no projeto Comenius (Szkoła Podstawowa nr 2 im. Olimpijczyków Polskich). Nesse mesmo dia participámos num workshop de pintura de t-shirts.
   Na quarta-feira, viajámos para Toruń. Nesta cidade, visitámos a parte medieval. Percorremos a House of Legends (um museu interativo sobre a época medieval), a casa de Nicolau Copérnico (astrónomo e matemático polaco dos séculos XV/XVI, que ficou mundialmente conhecido pela sua teoria heliocêntrica do sistema solar), fomos também ao Planetário e ainda fizemos bolos de gengibre, que são característicos da cidade.
   Na quinta-feira, em Piła, estivemos envolvidos num workshop onde pintámos anjos, entre outras peças de artesanato. Nesse mesmo dia visitámos, também, a igreja de St. Anthony (com a maior cruz de madeira da Europa) e o Museu Distrital de Piła (que se centra sobretudo na Pré-História, na época medieval e nas duas guerras mundiais). Durante a tarde, realizou-se a festa de despedida, onde fizemos tiro ao alvo numa carreira de tiro e participámos em diversos jogos com todos os alunos envolvidos no projeto Comenius.
   Na sexta-feira, ao início da manhã, saímos de Piła de autocarro em direção a Berlim e cerca das 18:00 horas estávamos de volta a Portugal.
   Por mais livros que se leiam ou filmes que se vejam, viajar, conhecer outros países, outras gentes, outras culturas é enriquecer culturalmente. O Projeto Comenius tem permitido esse enriquecimento. Estas viagens, estes intercâmbios culturais fazem, sem dúvida, a diferença no dia-a-dia de muitos alunos. Gostamos de observar, visitar, participar nas atividades e conviver com todas as pessoas. Fomos muito bem recebidos pelas famílias de acolhimento, pelos amigos e colegas dos alunos. Acolheram-nos duma forma tão generosa que jamais esqueceremos. Iremos com certeza continuar a manter contacto com os nossos amigos, esperando um dia revê-los.
 

Francisco Martins
 

PP6
PP1
PP2
PP4
PP5

   O projeto Comenius foi criado com os objetivos de desenvolver o conhecimento e sensibilizar os jovens para a existência de diferentes culturas e línguas, e também de ajudar os jovens a adquirirem aptidões básicas de vida necessárias à sua futura vida. Mas o verdadeiro objetivo alcançado com este projeto foi a amizade e os laços estabelecidos entre pessoas de idades, interesses diferentes, línguas diferentes e culturas diferentes.
   O projeto ensinou-nos que não é preciso a comunicação ser perfeita, nem os gostos têm de ser os mesmos, para que possa haver diversão e que uma forte amizade possa ser feita em pouco tempo.
   A experiência de poder viver num local completamente novo e interagir com pessoas diferentes das que estamos habituados não só nos enriquece, como permite que se formem laços que ficarão para sempre presentes nas nossas vidas.

Daniela Correia 11ºA