CRÍTICA LITERÁRIA

Ana Raquel Alves (9ºC)

capa livro

Sinopse: Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por trás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional. Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas. O livro vem acompanhado com um mini livro intitulado "13 dicas para pais e educadores protegerem as crianças e adolescentes dos perigos das redes sociais".

Opinião: O livro é um relato real da vida de um grupo de adolescentes que por vezes os pais tratam como crianças. Com a falta de informação por parte das escolas e familiares sobre drogas, álcool, sexo e informática os adolescentes estão cada vez mais expostos a um mundo 'adulto'. A vontade de experimentar e querer entrar nesse mundo é apenas uma maneira de se afirmaram e encontrarem a sua posição social perante os amigos. Devido a essa falta de informação, os adolescentes tendem muitas vezes a cometer erros que podiam ser evitados facilmente. O abuso de álcool, drogas e sexo desgasta o ser humano a nível psicológico e físico. São episódios que muitas vezes pensamos que só existem em filmes, e, na realidade, acontecem bem perto de nós sem darmos conta.
Francisco Salgueiro escreveu este best seller a fim de alertar os pais e educadores para os perigos a que estes adolescentes estão constantemente expostos. Inês droga-se, bebe e é violada sem ninguém se aperceber, pois esconde isso tudo atrás das suas notas perfeitas. Aconselho vivamente este livro, pois demonstra uma realidade nua e crua do que é a vida de adolescentes, contada na primeira pessoa. No entanto, este livro é de caráter sexualmente explícito e a linguagem pode não ser apropriada aos mais sensíveis. Espero que gostem tanto do livro como eu.
 

Ps: Brevemente será publicada a crítica literária da parte 2.
 

O Fim da Inocência II

Sinopse: Com boas notas, e a estudar num dos melhores colégios de Lisboa, Gonçalo é o filho que todos os pais gostariam de ter. Desde cedo, ele e o grupo de amigos são bombardeados com imagens sexuais em filmes, séries, videoclips, anúncios e celebridades levando a uma erotização precoce. A ausência de educação sexual por parte dos pais e colégio leva-os a investigar o extenso mundo da pornografia na internet. Em simultâneo, a sua impreparação para lidarem com as redes sociais leva-os a serem participantes e vítimas na busca vertiginosa de likes para ultrapassarem a mítica marca dos 1000 amigos. Eles apenas pensam nos desafios e nunca nas consequências. As drogas legais, o sexting, a masturbação online com estranhos, serem paparazzi da vida uns dos outros e a prostituição com mulheres mais velhas fazem parte do seu estilo de vida, onde o futuro não existe, apenas o logo à noite.

Depois do best-seller que abalou a sociedade portuguesa, Francisco Salgueiro regressa com uma nova história sobre os adolescentes portugueses do século 21.

Opinião: O Fim da Inocência II é um livro no qual podemos encontrar tantas situações por nós já tão conhecidas mas que ao mesmo tempo fingimos não ver. Coisas que podem acontecer na nossa própria casa (ou connosco), que talvez por vergonha ocultamos, mas que aos poucos se tornam completamente descontroladas. Acredito que muitos pais estão descansados por pensarem que os seus filhos estão sossegados nos seus quartos, na quietude do seu lar, quando na verdade o perigo está mesmo ali ao lado. Tal como já tinha referido na minha critica anterior,  Francisco Salgueiro pretende transmitir-nos (agora através de um adolescente do sexo masculino) todos os perigos a que estes jovens estão sujeitos.

Na minha opinião,  o que mais me perturba em relação aos pais destes adolescentes é a falta de comunicação. Estes jovens sentem uma grande necessidade de se expressarem e tirarem as suas dúvidas sobre os mais variados temas, tais como a sexualidade, as redes sociais, as drogas e tantas mais. Apesar de toda a informação que as escolas fornecem, a gravidez na adolescência e os problemas virtuais continuam a ser uma grande  “dor de cabeça” para a sociedade e para os pais.  No decorrer do livro, Gonçalo fala sobre sua experiência com drogas e sexo. Através delas podemos perceber que os adolescentes têm vindo a mudar cada vez mais. Gonçalo e os seus amigos depararam-se com atos que poderiam ter levado este grupo de jovens à morte. De facto, a meio do livro, Gonçalo pensava que a sua namorada Madalena estaria morta devido a um aborto espontâneo que poderia ter ocorrido. Entretanto, Madalena viaja com os seus pais e Gonçalo  entra no mundo da prostituição, arrastando consigo o seu amigo Diogo, sem que os pais nunca desconfiem de nada. O livro chega ao fim quando Gonçalo entra em coma devido a uma droga que comprara numa smartshop. A última página do livro contém uma nota final que foi escrita pela mãe de Gonçalo. Esta afirma que se sente chocada com o que leu pois pensava que o seu filho nao faria nada assim. Para terminar, a mãe de Gonçalo alerta os pais e educadores a protegerem os seus filhos de todos estes perigos.

Eu gosto bastante da escrita de Francisco Salgueiro, pois é muito acessível.  Nao pensem que isto só acontece aos outros, porque pode acontecer-nos sem nos apercebermos.

Aconselho vivamente a leitura deste livro a todos os jovens, pais e educadores.

PS: há uma continuação do livro na play store (para androids) que diz se Gonçalo acordou ou não do coma e o que sucedeu.